Cálculo na Vesícula Biliar (Colelitíase)

A vesicula é um orgão piriforme, que funciona como reservatório de bile, com aproximadamente 30 a 50ml de capacidade. Os cálculos de colesterol são os mais comuns, totalizando 75% do total.  Aproximadamente 70% dos paciente com cálculos na vesícula são assintomáticos.

Fatores de risco para formação de cálculo:

1.  Predisposição genética

2.  Dismotilidade (lentidão de esvaziamento por funcionamento inadequeado)

3.  Uso de anticoncepcional

4.  Idade

5.  Obesidade

6.  Emagrecimento rápido

7.  Aumento do Triglicérides e Colesterol

8.  Diabetes

9.  Anemia Hemolítica (falciforme, talassemia e microesferocitose)

10.Cirrose

Exame:

Existem diversos exames que podem diagnosticar a colelitíase, mas a a Ultrassonografia de Abdome, além de ser um exame rápido e não invasivo, tem uma precisão diagnóstica de aproximadamente 97%, sendo o exame de escolha.

Manifestações Clínicas:

•   Dor em cólica na região epigástrica (região do estômago) ou hipocôndrio direito (abaixo da costela do lado direito), que pode irradiar-se  para as costas.  A dor geralmente tem origem súbita.

•   Náusea e/ou vômito

•   Piora dos sintomas com alimentação gordurosa

•   Pode predominar sintomas de plenitude ou distensão nesses locais

Complicações acontecem em cerca de 30 a 40% dos casos :

•   Colecistite aguda (inflamação da vesícula)

•   Colédocolitíase (migração do cálculo para o colédoco, que é o ducto que leva bile da vesícula para o intestino)

•   Pancreatite aguda

Tratamento Cirúrgico:

A colecistectomia  elimina todos os sintomas, cura a litíase e não afeta a função gastrointestinal .  A cirurgia por videolaparoscopia possui vantagens como redução no tempo cirúrgico e no tempo de internação, na incidência e na intensidade da dor no pós-operatório, retorno mais rápido para as atividades do dia a dia, menores  incisões com melhor resultado estético.