Videolaparoscopia

A cirurgia laparoscópica ou “minimamente invasiva” é uma técnica especializada para a realização de procedimentos operatórios.

Na cirurgia tradicional “aberta”, o cirurgião usa uma única incisão (as vezes muito grande) para entrar no abdômen. Na cirurgia laparoscópica, ele utiliza várias incisões de 0,5cm a 1,0cm para realizar o procedimento. Cada incisão é chamada de “portal”. Em cada portal, um instrumento tubular conhecido como trocarte é inserido. Durante o procedimento, instrumentos especializados são passados ​​através dos trocartes e uma câmera especial chamada laparoscópio é utilizada para que o cirurgião “enxergue” o interior da cavidade abdominal.

No início do procedimento, o abdome é inflado com o gás dióxido de carbono para fornecer ao cirurgião um espaço de trabalho e visibilidade. O laparoscópio transmite imagens da cavidade abdominal para os monitores de vídeo de alta resolução na sala de cirurgia.

Durante a operação, o cirurgião observa imagens detalhadas do abdômen no monitor. O sistema permite que o cirurgião realize as mesmas operações que a cirurgia tradicional, mas com incisões menores.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA CIRURGIA LAPAROSCÓPICA?

Em comparação com a cirurgia aberta tradicional, os pacientes sentem menos dor no pós-operatório, têm um período de recuperação mais curto e têm menos cicatrizes com a cirurgia laparoscópica.

A CIRURGIA LAPAROSCÓPICA É SEGURA?

A cirurgia laparoscópica é tão segura quanto a cirurgia aberta tradicional. Ao iniciar uma operação laparoscópica, o laparoscópio é inserido através de uma pequena incisão perto do umbigo. O cirurgião primeiro inspeciona o abdome para determinar se é seguro realizar a cirurgia laparoscópica. Se houver uma grande inflamação ou se o cirurgião encontrar outros fatores que dificultem a visão clara das estruturas, talvez seja necessário fazer uma incisão maior para concluir a operação com segurança.

Toda cirurgia intestinal envolve certo risco, como complicações relacionadas à anestesia, sangramento ou complicações infecciosas. O risco de qualquer operação é determinado em parte pela natureza da operação específica e a saúde geral do paciente.