Doença do Refluxo Gastroesofágico

O que é?

Nas pessoas normais, o conteúdo do estômago (comida ou ácido clorídrico) não volta ou reflui para o esôfago com freqüência. Entretanto, nas pessoas com doença do refluxo, o ácido ou a comida do estômago pode voltar para o esôfago ou mesmo para a garganta e boca. Quando o ácido volta para o esôfago ou garganta ele pode causar vários sintomas, como:

•Queimação no peito (pirose ou esofagite)

•Dor ou dificuldade para engolir alimentos

•Regurgitação de ácido ou comida para o peito ou garganta

•Mau hálito

•Eructação freqüente

•Sensação de “bola” na garganta (globus faríngeo)

•Irritação na garganta (faringite), rouquidão (laringite), tosse, pigarro

•Aftas, desgaste dentário

•Asma brônquica ou bronquite

O que causa?

O enfraquecimento e a falha no funcionamento de uma válvula que fica entre o esôfago e o estômago permite com que aconteça o refluxo. A causa desse enfraquecimento ainda não foi completamente esclarecida.

Para chegar até o estômago, o esôfago passa através de uma abertura no diafragma (músculo que separa o tórax do abdome, responsável pela respiração). Quando esta abertura é grande, parte do estômago sobe para dentro do tórax, formando a hérnia de hiato. Esta hérnia enfraquece a válvula e aumenta o refluxo. O fumo, cafeína, álcool e obesidade pioram o funcionamento da válvula e consequentemente o refluxo.

Evolução

De modo geral, a DRGE tende a piorar com o tempo, principalmente se o paciente ganhar peso e não seguir as orientações do tratamento fornecidas pelo seu médico. Os paciente que não tratam a doença adequadamente podem apresentar complicações como úlcera, sangramento e estenose (estreitamento) do esôfago.

Baseado nos sintomas do paciente e na realização de exames como endoscopia digestiva alta, pHmetria, manometria esofágica e laringoscopia (quando necessário).

O tratamento clínico consiste no uso de medicamentos e de alterações no hábito alimentar e comportamental.

1.Medicamentos: apesar de não curarem o paciente, os medicamentos são capazes de aliviar os sintomas. Atuam reduzindo acentuadamente a produção de ácido no estômago e consequentemente diminuindo o refluxo ácido para o esôfago. Sempre devem ser tomados com orientação médica.

2.Evitar:

•Café, chocolate, chá (mate e preto), refrigerante, derivados de menta ou hortelã

•Álcool e cigarro

•Frituras e alimentos gordurosos

•Frutas ácidas: laranja, limão, tangerina, abacaxi, maracujá, tomate

•Temperos fortes: vinagre, limão, pimenta, pimenta-do-reino, alho, cebola, mostarda, catchup, conservas, embutidos (salsicha, salame, lingüiça) .

•Alimentos indigestos: pepino, beringela, pimentão, melancia

•Ingerir líquido durante as refeições

3.Orientações

•alimentar-se várias vezes ao dia com pequena quantidade

•intervalo de 2 horas entre a última alimentação (inclusive líquido) e o momento que for deitar-se.

•elevar a cabeceira da cama em 15cm (colocar tijolo ou pedaço de madeira no pé da cama)

•perder peso se estiver acima do peso ideal.

O tratamento cirúrgico é realizado por videolaparoscopia e consiste no fechamento da abertura exagerada do diafragma (corrigindo-se a hérnia de hiato) e a confecção de uma válvula (com o próprio estômago) para eliminar o refluxo. O seu médico poderá ajudá-lo a decidir se a operação é a melhor opção para você. Esta decisão deverá ser tomada após considerar alguns dados, como: há quanto tempo você tem a doença; a intensidade dos sintomas; sua idade; sua resposta ao tratamento clínico; se você tem doenças que podem aumentar o risco da operação e sua preferência quanto a tomar medicação continuamente ou ser submetido a um procedimento cirúrgico que elimina a doença definitavamente.

•A DRGE é uma doença crônica, com períodos de melhora e piora.

•O tratamento clínico visa o controle dos sintomas e não a cura da doença.

•O tratamento cirúrgico visa a cura, mas existem indicações que deverão ser esclarecidas pelo seu médico.

•A piora dos sintomas estão relacionados a realização de dieta inadequada e o não cumprimento da orientação médica.