Os gases abdominais (estomacal e/ou intestinal) podem ser constrangedores, apresentando-se de várias formas, como flatulência, inchaço, eructação (arroto), ou até mesmo um soluço. O excesso pode trazer um grande desconforto para qualidade de vida dessas pessoas
Gases são acumulados no estômago pela deglutição de ar e formados no intestino durante o processo de digestão e fermentação dos alimentos pelas bactérias que colonizam essa região. Alguns pacientes produzem mais do que outros.
É normal eliminar gases de 6 a 20 vezes por dia, mas excesso de gases pode indicar problemas de saúde, como a dispepsia, termo médico para indigestão. Algumas vezes as pessoas podem confundir sintomas de problemas mais sérios com gases ou indigestão, como ataque cardíaco.
As causas mais comuns dos gases são:
1) Engolir Ar – Se o ar engolido não for eliminado de forma correta, ele pode passar pelo seu sistema digestivo e ser expelido pelo ânus na forma de flatulência. Engolir ar também pode causar soluços.
2) Comidas e Bebidas – A quantidade de gases causados por determinadas comidas e bebidas varia de pessoa para pessoa.
3) Prisão de Ventre – Pode causar inchaço, mas não significa aumento de gases.
4) Medicamentos ou Suplementos Nutricionais – Tanto os medicamentos prescritos quanto os não prescritos e os suplementos nutricionais podem causar inchaço como efeito colateral.
5) Mudanças nos Níveis Hormonais – É comum mulheres ficarem inchadas durante o período menstrual porque seus corpos retêm líquido.
Aprenda a controlar o problema:
– Tome mais líquidos, especialmente água. Evite bebidas gasosas e alcoólicas.
– Evite comidas que causam gases intestinais, como feijão, brócolis, couve, repolho e trigo.
– Evite engolir ar e coma devagar, mastigando bem. Quando você mastiga rápido ou come com pressa, você aumenta as suas chances de engolir ar.
– Evite usar canudo.
– Não fume ou utilize produtos com tabaco.
– Fique calmo. Tensão e ansiedade podem te fazer engolir ar.
– Antiácidos permitem que os gases sejam expelidos na forma de arroto mais facilmente. Mesmo assim esses medicamentos não têm muito efeito quando os gases já estão no intestino.
– Mantenha um diário alimentar se você suspeita que os gases possam estar sendo causados por certas comidas, para ajudar a identificar quais causam gases intestinais.
– Se você cozinha feijão, deixe-os de molho durante a noite e depois jogue fora a água e cozinhe os grãos em água limpa. Isso pode reduzir a quantidade de açúcar natural nos feijões depois do processo de resfriamento e ajuda a prevenir os gases intestinais e inchaço.
– Não coma demais. Refeições grandes podem causar inchaço. Tente comer seis pequenas refeições durante o dia ao invés de três grandes.
– Evite laxantes.
– Se você tem intolerância à lactose, suplementos de enzimas lactase podem ser tomados diariamente com outros produtos para ajudar na digestão da lactose.
– Exercite-se com freqüência.
Exercício físico (principalmente aeróbico) colabora muito na eliminação dos gases. Apesar das dicas, uma consulta com nutricionista auxilia muito neste tratamento. O uso de medicamentos, como a Simeticona, podem ser acrescentados para uma melhora mais rápida desses sintomas.