A Endoscopia Digestiva Alta é um exame muito importante e solicitado com muita frequência pelo gastroenterologista. É utilizado um aparelho flexível, com menos de 1cm de diâmetro e que permite ao endoscopista examinar o esôfago, estômago e duodeno. É realizado uma sedação intravenosa, o que permite que o paciente relaxe e adormeça.
É utilizada para o diagnóstico de doenças do tubo digestivo, como úlcera, esofagite, gastrite e duodenite. Serve para a investigação de sintomas persistentes, como dor abdominal, vômitos frequentes, azia, dificuldade para engolir e regurgitações.
Na maioria dos exames, são colhidos biópsias para análise dos tecidos e para pesquisa da bactéria Helicobacter pylori, envolvida em um grande número de casos de gastrite.
É um procedimento também terapêutico como ressecção de pólipos e manipulação da papila duodenal (para retirada de cálculos localizados fora da vesícula).
Serve para acompanhamento evolutivo de doenças diagnosticadas previamente, motivo pelo qual recomenda-se levar exames anteriores.
Trata-se de um procedimento seguro, porém, como todo procedimento médico, não é isento de riscos. Esclareça sempre suas dúvidas antes do exame. Para maiores informações converse diretamente com o Dr. Luiz durante a sua consulta.