Gastroenterite

GASTROENTERITE: são infecções ou inflamações que comprometem os órgãos do sistema gastrointestinal, transmitidas por bebidas ou alimentos contaminados por vírus, bactérias, parasitas ou substâncias químicas que são prejudiciais à saúde do homem.

Podem ser transmitidos pelo ar, pela mão em contato com a boca e por intoxicação alimentar.  É mais comum no verão, em locais sem tratamento de água e rede de esgoto. Alimentos conservados com pouca higiene e sem refrigeração também favorecem esses quadros. Geralmente são autolimitadas.

SINTOMAS: geralmente vêm acompanhados de:

• febre;
  • calafrios;
  • vômitos;
  • dor abdominal (geralmente em cólica);
  • diarréia;

DIAGNÓSTICO: geralmente baseado na história clínica e sintomas mas exames laboratorias poderão auxiliar quando necessário (hemograma, coprocultura, toxina A e B do Clostridium ou demais).

TRATAMENTO:

• o mais importante é a reposição de líquidos e eletrólitos perdidos para evitar a desidratação (água e/ou soro caseiro);
  • analgésico e antitérmicos (para dor abdominal e febre);
  • antiemético (para náusea e/ou vômitos);
  • medicamentos para recuperação mais rápida da diarréia em casos virais (racecadotrila);
  • antibióticos (em casos bacterianos);
  • probióticos.

PREVENÇÃO:

• lavar as mãos;
  • lavar bem os alimentos;
  • frequentar restaurantes com boa conduta higiênica;
  • evitar alimentos crus;
  • cuidado com prazo de validade e armazenamento;
  • consumo de probióticos (importantes para reequilibrar a flora intestinal e estimular o sistema imunológico).

Para maiores informações agende uma consulta com o Dr. Luiz