Helicobacter pylori

A infecção por Helicobacter pylori, um tipo de bactéria, é a causa mais comum de gastrite e úlcera péptica em todo o mundo. Segundo dados estatísticos brasileiros, a prevalência é de que 70% da população esteja infectada. Ela desenvolve-se na camada mucosa, local em que encontra-se menos exposta ao suco altamente ácido produzido pelo estômago. Além disso, o H. pylori produz amônia, que ajuda a protegê-la do ácido gástrico e lhe permite romper e penetrar a camada mucosa.

Praticamente todas as pessoas com infecção pelo H. pylori apresentam inflamação gástrica (gastrite), que pode afetar todo o estômago ou apenas sua parte distal (antro). Às vezes, a infecção pode causar gastrite erosiva e até mesmo uma úlcera no estômago. A infecção (por longo prazo) é um fator de risco para o câncer de estômago.

Transmissão:

Através da saliva ou do contato oral com água e alimentos contaminados.

Sintomas:

É muito comum que a infecção por esta bactéria não cause qualquer tipo de sintoma.  Entretanto, quando apresenta, são os dispépticos:

• dor epigástrica;
  • azia (queimação);
  • náusea/vômito;
  • plenitude gástrica (estufamento)
  • lentidão do esvaziamento gástrico.

Diagnóstico:

• Endoscopia Digestiva Alta com biópsia gástrica
  • Teste respiratório com Uréia 13C

Tratamento:

É feito com a associação de Inibidores da Bomba de Prótons (esomeprazol, omeprazol, pantoprazol, ou demais) e antibióticos.  O esquema de tratamento escolhido pode não ter sido adequado (resistência bacteriana), sendo necessário um novo tratamento, com outra classe de antibióticos.  A única maneira de saber a eficácia do tratamento seria através da repetição de um dos exames diagnósticos.

Para maiores informações, agende uma consulta com o Dr. Luiz.