Apendicite Aguda

A apendicite aguda (inflamação do apêndice) é considerada a causa mais comum de abdome agudo nao traumático.  Pode ocorrer em qualquer idade, entretanto encontra-se mais freqüente na segunda e na terceira década de vida.

O apêndice vermiforme é um estrutura tubular, alongada, de aproximadamente 6 a 10cm de comprimento e que tem origem na parede do ceco (início do intestino grosso).

Fisiopatologia

Inicia-se com a obstrução do apêndice, tendo como causas mais comuns a hiperplasia do folículos linfóides de origem infecciosa e a obstrução por fecalitos, sementes, restos vegetais e mais raramente tumores.

Com a obstrução, a secreção se acumula e soma-se a este processo de estase intensa, proliferação bacteriana.

A perfuração do apêndice pode causar um abscesso localizado ou, nos casos mais graves, peritonite generalizada.

Quadro clínico

O paciente pode apresentar os seguinte sintomas (não é necessário a presença de todos):

• Falta de apetite
  • Dor abdominal (pode começar próximo ao estômago ou umbigo e depois localizar-se em abdome inferior direito)
  • Náusea e vômitos
  • Alteração do hábito intestinal
  • Febre

É predominantemente baseado na história clínica, no exame físico e exames complementares (pedidos conforme necessário) como hemograma,  exame de urina,  radiografia de abdome, ultrassonografia e tomografia computadorizada.

É sempre cirúrgico e deve ser o mais precoce possível, respeitando-se o tempo necessário para realização de exames mínimos para uma cirurgia segura.

Pode ser de maneira convencional ou por videolaparoscopia (dependendo da avaliação médica).

O antibiótico é feito sempre por um período de 24 horas mas dependendo do caso poderá ser extendido por mais alguns dias.